As Relações - Ação Afirmativa
Allan Bloom
Passagem do livro O Declínio da Cultura Ocidental (The Closing of the American Mind), p.122; Best Seller, 1989; tradução João Alves dos Santos.
Atualmente, a ação afirmativa institucionalizou os piores aspectos do separatismo. A verdade é que o aproveitamento do aluno médio de cor não se iguala ao do aluno branco médio nas boas universidades americanas e todo mundo sabe disso. Também é verdade que o diploma de formatura do negro vem maculado, pois os empregadores desconfiam dele ou então viram cúmplices ao tolerar a incompetência. E o pior é que os negros, a maioria dos quais apóia entusiasticamente o sistema, odeiam as suas conseqüências. Um clima de vergonha e de ressentimento se instalou entre muitos desses alunos, beneficiários de tratamento preferencial, pois quer dizer que os brancos estão em condições de lhes fazer favores. Pensam que todo o mundo duvida do mérito deles, da sua capacidade para conseguir resultados iguais. O êxito se torna discutível a seus próprios olhos. Os que são bons alunos receiam ser igualados aos que não são, vendo suas credenciais arduamente conquistadas perderem o valor. São vitimas de um estereótipo – escolhido pelas lideranças negras. Os que são maus alunos, mas têm as mesmas vantagens dos bons, querem proteger sua posição, mas os persegue a idéia de não a merecerem. Ganham assim um poderoso incentivo para fugir a uma associação estreita com os brancos, quem sabe dotados de maior capacidade e prontos, talvez, a olhá-los com superioridade. É melhor não se misturar, para que não surjam essas dificuldades sutis, mas dolorosas. Não surpreende que hoje a política extremista dos negros encontre apoio nos seus irmãos de cor das classes média e superior, o que é inédito. A fonte comum, que unia as raças nas cúpulas, ficou poluída. A razão não pode adaptar-se às exigências seja de que poder for, assim como a sociedade democrática não pode aceitar outro principio de progresso que não seja o baseado no mérito.
Conforme eu disse, os estudantes brancos não acreditam efetivamente na justiça da ação afirmativa, não querem enfrentar os fatos e voltam-se sem comentários para a sociedade inteiramente branca – ou melhor (...) não negra. As ações afirmativas(quotas), pelo menos nas universidades, representam a fonte do que temo seja a deterioração, a longo prazo, das relações raciais nos Estados Unidos.
posted by E. Santiago at Tuesday, November 14, 2006
0 Comments:
Post a Comment
<< Home